quarta-feira, 1 de abril de 2009

13. Os diferentes “convívios” junto aos filhos nas suas visitas familiares


Hoje, a minha sogra estaria fazendo 76 anos, se ainda estivesse entre nós. Então eu pego carona aqui para homenageá-la:

Seja feliz, D. Nair!

Quem não lembra da alegria contagiante e dos seus irresistíveis doces caramelados nas nossas celebrações?


Aniversário lembra festa; das festas da Mãe é que vou falar. Em geral não eram para festejar aniversários, lembro mais das de Natal e Reveillón. Muitas delas compartilhadas com as famílias dos genros e noras.
Em ocasiões especiais, a preparação minuciosa dos alimentos, a fantasia do requinte e as guloseimas faziam lembrar "A Festa de Babette".
Sozinha, com grande antecedência, preparava os quitutes e os conservava no freezer. Isso acontecia especialmente quando sabia que algum filho que morava longe estava por chegar; iria reunir sua "querida descendência". Com uma mistura de empenho e carinho, fazia tudo antes para, assim, poder "curtir bem a visita". Claro que em tais ocasiões não poderia faltar a Torta de Nozes. E se algum filho faltasse ao evento, podia contar que seu pedaço de torta estaria religiosamente reservado no freezer para ele.

Adorava preparar uma mesa com esmero, usando sua bateria de cristais e a melhor coberta de mesa. E não dispensava uma bela foto que guardasse para sempre tão perfeita produção.
Depois, era só alegria.
Que saudades! Que saudades...

3 comentários:

  1. Lú,cunhada querida...obrigada pela lembrança,chequei a sentir o gostinho dos caramelados...o crec crec entre os dentes!(como na formatura do Tunico,lembra?Ele,por ser o formando,teve direito a comer um ou dois antes da festa e nós duas...olhando e babando enquanto ouviamos o crec crec e aquele sorriso maroto nos provocando!!)...
    Nesses dias,1º de abril(segundo ela:"DIA DOS ESPERTOS")a noite qdo eu ligava,tinha que ouvir um por um dos"mais de" 15 ou "mais de" 18 telefonemas que ela recebia,isso era sentido como uma mistura de orgulho e alegria!!
    Muita saudade das duas...certamente elas estão bem...Zilda estudando...Nair contando piadas!
    Beijo a todos
    Mana

    ResponderExcluir
  2. Lucy, também sinto muita saudade da minha "mamãe Nair". Sorte minha que tive uma mãe e uma mamãe. Quanto à torta de nozes, favor postar a receita aqui no blog, é a preferida de meu marido e só tenho uma receita. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Queridas Manas (Mana Lu e Mana do Gindri):

    Adorei a homenagem à Dona Nair e a lembrança das festinhas que a mãe gostava tanto de preparar e de desfrutar junto à querida descendência e amigos. A primeira foto ilustra perfeitamente o comentário da Mana: Nair contando piadas... Zilda entregando os pontos... e rindo a valer!

    Um beijo grande,
    Deo

    ResponderExcluir